terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Havia um barco por perto do Titanic

Uma comissão investigadora, designada pouco depois da tragédia, declarou que o barco do Capitão Lord, o "Californian", estava à vista do "Titanic", porém, não prestou socorro aos seus passageiros.O Capitão Lord afirmou até sua morte, em janeiro de 1962, que "seu barco se encontrava a 30 milhas de distância, pelo menos", do lugar da tragédia, e que o barco que os sobreviventes viram era um pesqueiro norueguês.
Houve muita confusão até que chegaram a conclusão de que o barco que estava próximo ao náufrago era o Sansão, um barco norueguês destinado a caça ilegal de focas.

Em 09 de fevereiro de 1912, de acordo com Naess, o navio deixou Tonsberg. Ele navegou para o norte das Ilhas Orkney. Em seguida, ele embarcou para a caça fora de Terra Nova.

Naess alegou que na noite de 14-15 de abril 1912:

"Eu estava de plantão naquela noite, mas eu me sentei com o capitão e tomei um toddy rum e fumava um cachimbo na noite. Pouco antes da meia-noite eu fui no convés, esperando para ser aliviado. Enquanto eu estava andando lá, notei duas grandes estrelas em o céu distante ao sul As estrelas eram muito baixos, eu disse que o relógio sobre a ponte, suba o mastro e ver o que poderia ser. Eu pensei que poderia ter sido caçadores de focas americano. O vigia na ponte gritou que ele não era estrelas, mas lanternas. E ele nos contou que viu um monte de luzes. Então, de repente apareceram alguns foguetes .. Então, de repente todas as luzes se apagaram, e tornou-se escuro. "

A Samson não fez nada em resposta a esses foguetes, mas isso, explicou Naess, foi porque Sansão foi vedação em águas territoriais e poderia ter sido processado por fazê-lo ilegalmente. Samson navegou para norte, para evitar a detecção. Quando amanheceu eles foram quilômetros de distância, e não podia ver qualquer navio. Não havia nenhum sinal de ter havido um incidente, havia vários Icibergs por perto.

Os tripulantes do Sansão logo esquecerão do ocorrido e continuaram seu trageto, Sanção foi atingido em sua tragetória por ventos fortes e por um pedaço de iceberg, o capitão decidiu procurar porto seguro na Islândia. Foi na Islândia que a tripulação recebeu a notícia sobre o Titanic do cônsul norueguês.

Naess disse que quando estava a bordo do Samson ele comparou as suas posições e viu que Sansão esteve dentro de 10 milhas do navio afundando .

3 comentários:

  1. novo video do titanic em Homenagem Ao centenario

    http://www.youtube.com/watch?v=BNwpgj6IQnc&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. Pena que o Californian nao foi ver o que era porque se nao poderia ter havido mais sobreviventes!

    ResponderExcluir